Quatro municípios oficializam decretos de emergência por chuva em SC

Lages é uma das cidades mais afetadas em SC (Foto: James Tavares/Secom)

Com a chuva em Santa Catarina, quatro municípios oficializaram decretos de emergência junto à Defesa Civil estadual: Agronômica, no Vale, e Abdon Batista, Lages e São José do Cerrito, na Serra. De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Civil, outros 20 municípios estão em processo de decreto de emergência preenchendo formulários. Já outras 12 cidades estão avaliando os estrago e têm intenção em decretar emergência.

Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esta quinta-feira (8) ainda exige atenção de moradores, além das autoridades. “Temos a chuva prevista no estado na quinta bem maior do que foi na segunda, terça e na quarta. Essa chuva se distribui por todo estado. Isso vai trazer reflexos nessas bacias, que já estão com volume hídrico ainda muito elevado”, afirma.

Em todo o estado, 90 municípios registraram alguma ocorrência desde o dia 26 de maio, segundo relatório divulgado às 17h pela Secretaria de Estado da Defesa Civil. O número de desalojados subiu para 21.620 e o de pessoas em abrigos foi para 2.667, a maior parte delas em Lages e em Rio do Sul. Pelo menos 29.350 pessoas já foram afetadas de alguma maneira pela chuva no estado.

Segundo Moratelli, algumas das ocorrências registradas pelos 90 municípios são pontuais. A atenção da Defesa Civil ainda está focada na assistência aos atingidos. “É um evento longo, se considerarmos que estamos há quase três semanas com a chuva no estado. Temos regiões muito afetadas, como Alto Vale, Serra e também um pouco da região Oeste, banhada pelo rio Uruguai”, detalha.

Barragem de Ituporanga está operando em 100% (Foto: Sérgio Medeiros)
BR-282 está interditada em São José do Cerrito (Foto: PRF/Divulgação)
Parte do asfalto da SC-108 cedeu entre São João Batista e Major Gercino (Foto: PMRv/Divulgação)
COMPARTILHAR