COMDEMA apresenta balanço de atividades no Legislativo

Foto: Arquivo pessoal

A Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Urussanga (COMDEMA) Marlene Zanin, participou da sessão desta terça-feira (6) e falou sobre as atividades realizadas pela entidade no ano de 2016. A participação foi em atendimento ao requerimento de autoria do vereador Marcos Roberto Silveira (PT).

O COMDEMA em Urussanga foi formado em 2002 sendo vinculado ao gabinete do prefeito e tem o objetivo de assessorar o Executivo nas questões ambientais. De acordo com a presidente a entidade aguarda a nomeação dos conselheiros que representam o Poder Executivo para dar continuidade aos trabalhos pendentes no COMDEMA. “O conselho do meio ambiente é o guardião dos recursos naturais do município e sua gestão contribui para a proteção e preservação do meio ambiente local”, destacou Marlene Zanin.

Marlene Zanin explicou ainda que a educação ambiental continuada contribui para mudar a consciência da população e garantir atitudes básicas e de grande impacto como a preservação do solo, da água e a coleta seletiva de lixo. Para a conselheira a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Urussanga (FAMU) não tem condição de atingir os objetivos para a qual foi criada pois não tem poder de polícia para aplicar multas e não tem recursos financeiros próprios para financiar os trabalhos mais simples como a concessão de licenças ambientais.

Marlene reiterou também a urgência de se criar uma agenda ambiental positiva unindo todas as forças municipais em prol da conservação e proteção do ecossistema local. “Se quisermos ser universais, comecemos por nossa aldeia” finalizou.

Colaboração: Wilson Adriani / Câmara de Vereadores Urussanga

COMPARTILHAR