Morro da Fumaça sedia Conferência Municipal de Assistência Social

Foto: Kênia Casagrande/Comunicação de Morro da Fumaça

O município de Morro da Fumaça recebeu nesta sexta-feira (02), a IX Conferência Municipal de Assistência Social no centro Múltiplo Uso.

Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”  (Sistema Único de Assistência Social), a Conferência teve o objetivo de discutir e elaborar propostas para o destino da Política Municipal de Assistência Social.

O palestrante Antonio Sergio Curioni especialista em Políticas Públicas e mestre em Assistência Social falou aos presentes do reconhecimento do papel do Estado na provisão da proteção Social não contributiva e a emergência de resolver situações e atender as demandas da população. Segundo ele, algumas ações atribuídas ao Estado estão sendo realizadas pelo município, como por exemplo, amparar o cidadão em caso de desemprego.

Houve também um debate sobre a importância do SUAS e uma discussão em grupos para levantar sugestões a diversas questões sociais, entre elas, como fazer com que famílias que recebem o bolsa família não precisem mais do benefício, como prestar assistencialismo sem tornar o cidadão dependente,  como garantir a segurança de renda como estratégia de enfrentamento à pobreza, desigualdade e promoção da equidade considerando os grupos em maior situação de vulnerabilidade.

O prefeito Noi Coral, que segundo o palestrante, foi o único que assistiu a uma Conferência até hoje, destacou o encontro como um momento de aprendizado e ressaltou a importância do trabalho da Assistência Social no município.

A IX Conferência Municipal de Assistência Social contou com a participação da equipe de Assistência Social da cidade, presidentes e representantes de entidades, diretoras de escolas, Conselho Tutelar, agentes de Saúde, PAIF, representantes dos Grupos de Terceira Idade, Grupo de Jovens e comunidade.

Para a Coordenadora de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Elaine Bortolatto Serafin, o momento foi de entendimento e serviu para fazer uma avaliação do que está dando certo e o que pode ser melhorado ou acrescentado visando à busca de novas metas para o fortalecimento da política de assistência social no município.

Foto: Comunicação de Morro da Fumaça
COMPARTILHAR