Audiência Pública debate o vídeo monitoramento em Urussanga

Fotos: Wilson Adriani

A Câmara de Vereadores de Urussanga promoveu na noite desta quinta-feira (01) Audiência Pública com o objetivo de discutir os avanços e melhorias necessárias para a segurança pública no município. A iniciativa para a realização da Audiência foi do Vereador Elson Roberto Ramos (PMDB).

Os trabalhos foram iniciados pelo Delegado de Polícia Civil de Urussanga Marcelo Viana que ressaltou a importância das câmeras de vídeo monitoramento na solução de vários crimes ocorridos principalmente em Cocal do Sul onde a cobertura é mais ampla.

O Deputado Ronaldo Benedet em seu pronunciamento destacou o Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD) como um exemplo a ser implementado na prevenção contra a violência à criança, o jovem e ao adolescente.

O Comandante da Policia Militar de Urussanga, Capitão Anderson Galdino Torres de Oliveira, expôs um diagnóstico da Segurança Pública em Urussanga e esclareceu os custos para a ampliação do sistema de vídeo monitoramento.

De acordo com o capitão Torres, o sistema de vídeo monitoramento em Urussanga pode ser ampliado das atuais dez, para 20 câmeras ao custo de R$ 6,7 mil cada uma, sendo que a manutenção do sistema custa aproximadamente R$ 100 por unidade ao mês.

Outro a esclarecer os avanços na segurança pública com o vídeo monitoramento foi o diretor da Empresa VTech Soluções de Cocal do Sul Valmício De Pieri que desenvolveu um sistema inovador e de baixo custo em sua cidade, atingindo resultados expressivos na diminuição da criminalidade.

O vice-prefeito de Urussanga Décio Silva reforçou o interesse da administração municipal em investir na ampliação do sistema de câmeras e propôs parceria com entidades de classe e associações de moradores para uma expansão mais rápida.

O Coronel Cosme Manique Barreto, comandante da 6ª Região da Polícia Militar, destacou a implantação do programa “Rede de Vizinhos” como uma alternativa de baixo custo e eficaz na prevenção e erradicação da criminalidade.

Juarez de Souza Medeiros, Delegado Regional de Criciúma, falou da importância do vídeo monitoramento como ferramenta eficiente na segurança pública e incentivou a mobilização da população para a ampliação do sistema em Urussanga.

O Vereador Elson Roberto Ramos, autor da proposta de Audiência, reiterou a necessidade dos programas de segurança pública serem levados também para as comunidades do interior do município. O presidente do Legislativo Marcos Roberto Silveira (PT) justificou a importância da parceria do Poder Público com a sociedade na implantação de programas de segurança e cobrou mais investimentos da esfera Estadual e Federal no setor.

A Audiência contou ainda com a presença do Comandante da Polícia Rodoviária de Cocal do Sul Sargento Edson Donadel, do representante do Corpo de Bombeiros de Urussanga Sargento Lucas Matias da Silva, do prefeito Gustavo Cancellier, de Rubens da Silva Presidente do Conselho de Segurança do Município de Urussanga, Fernando Luigi Fontanella representando o Conselho do Município de Urussanga, Adroaldo Echamendi de Brida presidente da Associação Comercial de Urussanga, Sheila Bosa Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e Ivan Vieira do programa da Rádio Marconi “Pela Vida Contras as Drogas”.

Participara ainda os vereadores Gilson Casagrande, Jair Nandi, João Batista Bom, José Carlos José e Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori, além de representantes de entidades e associações de bairros.

Colaboração: Wilson Adriani / Câmara de Vereadores Urussanga

COMPARTILHAR