Santa Catarina terá seminário sobre a qualidade dos produtos orgânicos

Foto: Cidasc

Estão abertas as inscrições para o “Seminário sobre qualidade dos produtos orgânicos em SC”, que trará um amplo debate sobre as oportunidades e desafios da produção orgânica no estado. O evento, organizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), acontecerá no dia 1 de junho no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Florianópolis.

Na oportunidade, serão apresentados os resultados do Programa de Monitoramento dos Resíduos de Agrotóxicos em Produtos Orgânicos (MPOrg-SC), desenvolvido pela Cidasc. O monitoramento é uma das ações contempladas no Programa SC Rural e prevê coletas, na produção e no comércio, de amostras de alface, repolho, banana, batata, cebola, cenoura, maçã, morango, tomate, pimentão, arroz, feijão e brócolis, em 90 municípios, que chegam ao consumidor sob o rótulo “orgânico”.

O trabalho de acompanhar e fiscalizar produtores, pontos de venda e empresas certificadoras de vegetais orgânicos acontece desde 2012 e, em média, 95% das amostras inspecionadas estão em conformidade com a legislação. O Programa de Monitoramento da Produção Orgânica é considerado destaque nacional por sua amplitude, ao todo são monitorados aproximadamente mil produtores de vegetais orgânicos distribuídos em todas as regiões do estado. De 2012 a 2017 foram examinadas cerca de 1.700 amostras, metade delas coletadas no produtor e outra metade em pontos de venda.

Durante o Seminário também serão apontados os resultados do Questionário Institucional sobre Alimentos Orgânicos. O Gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, explica que as informações orientarão os trabalhos de análise de resíduos, identificando os pontos fortes e fracos na produção de orgânicos em Santa Catarina.

O Seminário será realizado em parceria com a Comissão de Produção Orgânica do Estado de Santa Catarina (CPOrg-SC).

Programação:
Dia 01/06/2017
Local: Auditório da Epagri, Rodovia Admar Gonzaga, 1347, Itacorubi, Florianópolis, SC, Brasil.

Manhã
(Mesa Redonda Mapa, Cidasc, resultados do monitoramento MPOrg-SC)
8 às 9h – Credenciamento
9 às 9h15 – Abertura
9h15 às 10h – Resultados do MPOrg-SC Cidasc, SC Rural – Eng. Agr. Matheus M. Fraga
10 às 10h30 – Resultados das atividades do Mapa – Eng. Agr. Eduardo Amaral
10h30 às 11h – Pesquisa Questionário Institucional sobre Alimentos Orgânicos – Eng. Agr. Mario A. A. Verissimo
11 às 11h30 – Debate

Tarde
(Palestras sobre Produção/Produtos Orgânicos)
13h30 às 14h30 – Qualidade do alimento orgânico e segurança alimentar – Profa. Nutricionista Elaine de Azevedo (UFES)
14h30 às 15h30 – Mercados de alimentos orgânicos e os desafios de aproximar produtores e consumidores – Eng. Agr. Oscar Hover (Professor UFSC)
15h30 – Intervalo
15h50 às 16h40 – Apresentação de experiências dos agricultores da Rede Ecovida
16h40 – Debate

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.

Mais informações: www.cidasc.sc.gov.br

COMPARTILHAR