Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura debate gestão cultural na esfera pública

Cerca de 200 pessoas prestigiaram, na tarde de quarta-feira (10) a abertura do VII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que encerra nesta sexta-feira (12), em Treze Tílias, com uma intensa agenda de debates, oficinas e palestras. O evento reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural.

O objetivo é proporcionar a integração das regiões catarinenses e promover o debate das políticas públicas do setor, com a ampliação do diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o Governo do Estado. A importância da cultura para os municípios foi ressaltada pelo prefeito de Treze Tílias e presidente da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense – AMMOC, Mauro Dresch. “A cultura está na agricultura, na escola, está dentro da administração da prefeitura, na saúde, porque tudo é uma questão cultural”, colocou ele reforçando ainda que para o turismo se fortalecer ele precisa estar ligado a cultura local.

O prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, representou a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, destacou o trabalho dos municípios catarinense e a importância do Estado também aderir ao Sistema Nacional de Cultura. “Dos 295 municípios catarinenses, 201 já tem o acordo de cooperação com o MinC, os municípios estão se organizando. Pedimos para que o Estado também leve adiante a questão de aderir ao Sistema, pois sabemos da importância da amarração entre Municípios, Estado e União”, solicitou o prefeito ao representante do governo estadual na abertura do evento, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, Rodolfo Pinto da Luz. De acordo com o presidente da FCC, a criação do Sistema e do Plano Estadual de Cultura será o próximo passo.

A promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – CONGESC e da prefeitura de Treze Tílias, com apoio da Associação de Municípios do Meio Oeste Catarinense – AMMOC e das demais Associações de Municípios de Santa Catarina.

Colaboração: Federação Catarinense de Municípios 

COMPARTILHAR