Enem 2017: candidatos já podem fazer a inscrição no site

Foto: Divulgação

Hoje é um dos dias mais importantes do ano para os estudantes brasileiros, pois está oficialmente aberto o período de inscrição do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os candidatos terão até as 23h59min da sexta-feira da próxima semana, dia 19, para se inscrever no site oficial. Provas serão aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro, os dois primeiros domingos do mês.

Ao todo, os estudantes terão 12 dias para fazer inscrição no Enem 2017. Nesse início, principalmente no primeiro dia, será comum o site apresentar falhas e lentidão, devido ao grande número de acessos.

Candidatos devem realizar inscrições do Enem 2017 no site oficial do Inep

O único meio reconhecido como oficial para a fazer inscrição no Enem 2017 é o site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participa nte.

O edital do Enem 2017 deixa bem claro que nenhum outro local de inscrição é oficial além do site do Inep. Desta maneira, certifique-se de que está no ambiente correto antes de se inscrever.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento do MEC, através do telefone 0800-616161.

Número do CPF e documento de identidade são documentos obrigatórios para inscrição no Enem 2017

Ao acessar o site de inscrição do Enem 2017, o candidato precisa ter em mãos os números do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG – Registro Geral).

Além disso, cada participante precisa informar um endereço de e-mail e número de telefone celular pessoal e válido. Ambos os meios serão utilizados pelo Inep no envio de informações referentes ao Exame.

Ao preencher a inscrição do Enem 2017, o participante deve prestar informações relativas à escolaridade, como nome da instituição do ensino médio, além de dados familiares, como endereço e número de membros da família.

Cada estudante precisa escolher qual a língua estrangeira de conhecimento (inglês ou espanhol) para as 05 questões que serão cobradas na prova.

Além disso, também é preciso indicar a cidade preferida do local de prova do Enem 2017. São mais de 1,5 mil municípios em todo o Brasil.

Os candidatos portadores de algum tipo de deficiência que necessitarem de tempo adicional nos dias de prova deverão fazer tal solicitação no ato da inscrição. Para isso, é necessário inserir um documento que comprove o motivo do pedido.

COMPARTILHAR