Comissão convida secretário para discutir mudança no horário das aulas noturnas

Foto: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa aprovou um convite ao secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, para que compareça a uma reunião do colegiado a fim de prestar esclarecimentos aos parlamentares. O principal ponto da pauta é a antecipação do horário de entrada dos estudantes do ensino noturno.

Na pauta aprovada pelos deputados, a presidente da comissão, deputada Luciane Carminatti (PT), elencou como pontos de discussão com o secretário a gratificação pelo exercício em classe unidocente da educação especial; os critérios estabelecidos para distribuição de aulas entre os professores; o número de avaliações dos estudantes por bimestre; e o horário de início e término do ensino noturno. Esse último ponto tem sido motivo de diversas reclamações aos parlamentares, de acordo com o deputado Valdir Cobalchini (PMDB). A decisão unilateral de antecipar o horário das aulas para 18h30, a fim de evitar o pagamento de adicional noturno aos professores a partir das 22 horas, deixou os estudantes na situação de ter que escolher entre trabalhar ou estudar, conforme o parlamentar.

Luciane Carminatti concorda que a antecipação do horário da primeira aula, de 19 horas para 18h30, prejudica especialmente os estudantes trabalhadores e os professores que precisam se deslocar de uma escola a outra entre os turnos de trabalho. Ela frisou que a comissão não quer apenas ouvir explicações do secretário, mas deseja que ele apresente soluções para essa situação, que vai acarretar evasão escolar entre os estudantes de ensino médio.

 

COMPARTILHAR