Feira Livre em Urussanga fortalece a agricultura familiar

Todas as sextas-feiras produtos dos mais variados são colocados à disposição dos visitantes

Há 30 anos o casal José Celso de Bona Sartor e Iraci Stangerlin De Bona Sartor mantém a mesma rotina. Acordam cedo, colocam a mão na massa para fabricar pães, doces, biscoitos, polenta, e outras delícias que estão à venda todas as sextas-feiras na Feira Livre de Urussanga. O casal é um dos que semanalmente recebe o público que vem até o local em busca de produtos caseiros, cultivados com carinho e fabricados com muita dedicação.

“Nós começamos a trabalhar ainda na Praça Anita Garibaldi, quando a feira era realizada lá, depois viemos para este novo espaço nos fundos do Terminal Rodoviário. Aqui nós trazemos tudo o que produzimos durante a semana, tudo feito com muito carinho para aqueles que ainda hoje prezam por um produto caseiro”, explica Iraci.

O consumidor que visita a feira pode encontrar desde peixes congelados, pães, bolos, doces, artesanato, derivados de suíno, massas caseiras, salgados, até frutas e verduras cultivadas pelo português Daniel Carvalho. Morando há cinco anos em Urussanga e há dois expondo na feira, ele garante que, além das vendas, a satisfação de vender os produtos que são cultivados por ele é ainda maior. “Aqui, 70% do que eu vendo é produzido por mim mesmo. Trabalhar na roça é o que eu gosto e poder vender o que eu cultivo é um grande prazer”, garante.

O incentivo a agricultura familiar vem sendo trabalhado pela diretoria de agricultura do município. “Queremos cada vez mais incentivar o nosso agricultor a expor o seu produto e com isso se tornar cada vez mais rentável a sua permanência no campo. Nossa intenção é de fortalecer ainda mais a Feira Livre e com isso incentivar os agricultores”, garante o diretor de agricultura de Urussanga, Marco Zanellatto.

De acordo com Zanellatto, a intenção também é de promover na Festa Ritorno Alle Origini que será realizada em maio durante o aniversário de Urussanga, a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar. “Com isso iremos motivar ainda mais os agricultores e fazer com que os produtos fabricados em Urussanga sejam ainda mais conhecidos”, enaltece.

A Feira Livre de Urussanga é aberta todas as sextas-feiras, das 6h às 16h e está localizada nos fundos do Terminal Rodoviário de Urussanga.

COMPARTILHAR